top of page

Conheça os tipos de loteamento e entenda o que cada um deles te oferece

  • Foto do escritor: Grupo VivaBr Lançamentos Imobiliários
    Grupo VivaBr Lançamentos Imobiliários
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Implantação de Um loteamento residencial
Implantação de Um loteamento residencial

5 tipos de loteamento que você precisa conhecer

Para serem vendidos corretamente, os diferentes tipos de loteamento precisam estar de acordo com a legislação vigente e apresentar a chamada licença ambiental. Em outras palavras, toda a área deve contemplar tanto as exigências estabelecidas pelos órgãos responsáveis, quanto o Plano Diretor da cidade em questão.


Porém, quais são os tipos de loteamento mais conhecidos? É o que mostraremos nos tópicos a seguir:


1. Loteamento fechado

Empreendimento com acesso controlado, geralmente, por meio de portarias e sistemas de segurança. Nessas áreas, é comum encontrar espaços de lazer e infraestrutura diferenciadas, como quadras esportivas, piscinas e salões de festas.


Ao comprar um lote como este, o proprietário será responsável pela sua moradia e também pelas demais áreas comuns. Por isso, há cobrança de taxas de manutenção.


2. Loteamento aberto

É um tipo de loteamento bastante comum em áreas rurais ou em regiões menos povoadas. Normalmente, oferece uma infraestrutura básica, como vias pavimentadas e energia elétrica, sem contar com áreas de lazer ou serviços adicionais. Dito isto, não há cobranças de taxas extras para a manutenção das áreas comuns.


3. Loteamento residencial

Esse tipo é projetado especificamente para residências, possibilitando a construção de casas ou apartamentos. Na maioria das vezes, essa categoria de loteamento possui uma infraestrutura básica, além de espaços verdes, parques e outros locais destinados ao lazer dos moradores.


4. Loteamento comercial

Como o nome já diz, essa opção é voltada para fins comerciais e empresariais. Nesse tipo de empreendimento, os lotes são destinados à construção de escritórios, indústrias e demais empreendimentos.


Assim, a sua infraestrutura é projetada para suprir às demandas comerciais, como acesso adequado para veículos de carga, estacionamentos e facilidades logísticas. Nesse caso, o loteamento também precisa estar localizado em um bairro definido como “comercial”, conforme o zoneamento da prefeitura.


5. Loteamento misto

São aqueles que combinam diferentes usos, como residencial, comercial e, até mesmo, industrial — tudo isso, em um único empreendimento. Tal mistura permite uma integração entre moradia, trabalho e serviços, criando comunidades autossuficientes, onde os indivíduos possam viver, trabalhar e se divertir no mesmo local.


Conheça os tipos de loteamento e entenda o que cada um deles te oferece, acesse www.brgrupoviva.com.br.

 
 
 

Comments


bottom of page